Somos o Grupo DOC S.A., responsáveis pelo aplicativo GDOC, e estamos no
mercado há mais de 8 anos. O Grupo DOC é formado por empresas independentes que atuam
em sintonia, oferecendo soluções em gestão da saúde para os setores público e privado. O
grupo possui soluções completas que trazem mais praticidade e eficiência no atendimento aos
parceiros, atendendo empresas que precisam gerenciar escalas médicas.
Consideramos a proteção dos dados pessoais de nossos sócios, clientes e dos
profissionais a eles vinculados, como questão prioritária, pois com o avanço da tecnologia todos
os cidadãos se tornaram mais vulneráveis, tanto pela intensificação da propaganda direcionada
quanto pela possibilidade de golpes e fraudes.
Nesse sentido, essa política atende a política corporativa de privacidade do Grupo
Doc, disponível em: https://www.grupodoc.med.br/pdfs/politica-corporativa-deprivacidade.pdf.
Por compreendermos que cada organização deve fazer a sua parte para melhorar o
ambiente da proteção de dados pessoais dos cidadãos como um todo, garantimos a adoção de
todas as medidas necessárias para a segurança da informação e bom tratamento dos dados
pessoais em nossa organização, incluindo o treinamento da nossa equipe.
Desse modo, trabalhamos para garantir que você, nosso cliente, sócio, colaborador
ou parceiro, tenha suas informações pessoais resguardadas da melhor forma possível, com a
adoção dos melhores padrões de mercado, garantindo os direitos previstos na Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais.
Nossa política de privacidade é revisada e atualizada regularmente, pelo menos
uma vez por ano, ou conforme necessário para refletir mudanças nos serviços, na legislação ou
em nossas práticas de privacidade. Essas atualizações são comunicadas aos usuários por meio
de notificações no aplicativo ou por e-mail. Recomendamos que os usuários revisem
periodicamente nossa política para se manterem informados sobre como protegemos suas
informações.
Este Aviso de Privacidade descreve as políticas e práticas de nossa empresa em
relação à coleta e uso de dados pessoais, e apresenta seus direitos em relação à sua privacidade
de modo claro e como exercê-los:
1. DEFINIÇÕES
a. Dado Pessoal: São informações que identificam uma pessoa, tanto diretamente, como o
nome, quanto indiretamente, como o endereço de IP de uma máquina.
b. Dado Pessoal Sensível: É toda informação de sobre origem racial ou étnica, convicção
religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso,
filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou
biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
c. Titular: É o cidadão a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
d. Controlador: É toda pessoa natural ou jurídica, privada ou pública, que recebe dados
pessoais para algum objetivo específico, como cadastro, contratação, compra ou
qualquer outra atividade da vida cotidiana, e com essas informações toma decisões
para alcançar esse objetivo.
e. Operador: É toda pessoa natural ou jurídica, privada ou pública, que trata dados
pessoais de acordo com as decisões do controlador, sendo este, em geral, um parceiro
ou prestador de serviços.
f. Agente de tratamento: São aqueles classificados como controlador ou operador.
g. Tratamento de dados: É toda operação realizada com dados pessoais, como as que se
referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução,
transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação,
avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão
ou extração. De modo resumido, tudo que se pode fazer com um dado pessoal, sem
exceção, é um tratamento de dados.
h. Encarregado: É a pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de
comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de
Proteção de Dados (ANPD) – em relação às empresas que compõem o Grupo DOC, o
encarregado de dados/DPO devidamente nomeado é Matheus Barnes da Silveira, que
poderá ser contatado através do e-mail dpo@grupodoc.med.br ou pelo
telefone/WhatsApp (51) 989493462.
i. ANPD: Autoridade Nacional de Proteção de Dados, é uma autarquia federal, responsável
por zelar pela proteção dos dados pessoais, regulamentar e fiscalizar o cumprimento da
LGPD.
2. CONTROLADOR E SUA RESPONSABILIDADE
O GRUPO DOC S.A., sediado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é a
controladora dos dados pessoais dos usuários de sua Plataforma GDOC, de clientes, sócios,
colaboradores e fornecedores.
Ela se responsabiliza por quaisquer práticas que gerem danos ao titular, desde que
este dano seja comprovadamente causado pela empresa ou decorrente de uma falha em seu
processo de tratamento, possuindo respaldo posterior em ação de regresso sobre o responsável
individual pelo dano, na medida da sua responsabilidade e culpa.
Esse comprometimento com os dados pessoais se estende enquanto estes estão
sob a nossa tutela, não havendo responsabilização quanto a dados que ainda não foram
enviados, ou ainda daqueles que, comprovadamente, já foram apagados do nosso banco de
dados.
Exclui-se da responsabilidade do GRUPO DOC S.A., informações que sejam:
a. Públicas por determinação legal;
b. Pública para o tratamento e uso compartilhado de dados de execução de políticas
públicas;
c. Objeto de decisão judicial transitada em julgado, pela divulgação ou exibição da mesma;
d. Ostensiva com dever de segurança ativa;
e. Ostensiva com dever de segurança passiva;
f. Por outros meios, de conhecimento público;
3. DADOS COLETADOS
3.1. Fonte dos Dados
Os dados profissionais usuários de nosso sistema e aplicativo são fornecidos ao
GDOC pelo GRUPO DOC S.A. Poderá haver a coleta de dados diretamente dos profissionais, se
necessário para realização de algum suporte ou atualização cadastral.
Ao se cadastrar no aplicativo, coletamos seus dados pessoais mediante o seu
consentimento explícito. Você será solicitado a concordar com nossos termos de uso e política
de privacidade durante o processo de registro. Caso haja a necessidade de novos dados será
solicitado o consentimento diretamente ao usuário.
O papel do GDOC se resume ao armazenamento e manuseio desses dados
enquanto necessário para a finalidade do contrato firmado o GRUPO DOC e a instituição de
saúde, pública ou privada, estando a forma e as delimitações do tratamento descritas
objetivamente em contrato de licença e uso de software e na forma da Lei, respeitando os
limites impostos pelo consentimento do titular, cuja responsabilidade pela obtenção e
tratamento conforme a LGPD é do GRUPO DOC S.A.
3.2. Tipo de Dados Coletados
Em nossos cadastros de profissionais constarão apenas dados cadastrais como
Nome, CPF, Registro Profissional, E-mail, telefone e localização.
(GPS - Localização) = somente durante o uso para a funcionalidade de registrar o
ponto. E-mail e telefone serão utilizados para mandar “informações” da empresa
3.3. Das bases legais
Os tratamentos mencionados encontram-se respaldados através das bases legais:
a. Consentimento;
b. Execução de contrato ou procedimentos preliminares relacionados a contratos;
c. Cumprimento obrigação legal e regulatória;
4. FINALIDADE DOS DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais dos usuários coletados e tratados em nossa organização têm por
finalidade a prestação dos serviços contratados, ou seja, o gerenciamento de escalas médicas.
Durante os atendimentos do setor de suporte, podem ser coletadas informações cadastrais
adicionais necessárias ao atendimento do usuário.
O e-mail e telefone serão utilizados internamente para que as empresas do Grupo
Doc se comuniquem com os profissionais cadastrados para informações gerais e de serviços.
Em relação aos nossos colaboradores, sócios e médicos, são coletados os dados
pessoais necessários para o cumprimento das obrigações legais, aquelas relativas ao contrato de
trabalho, contrato social e contratos com instituições de saúde público ou provadas, além das
necessárias para operacionalização das atividades da rotina diária.
No mais, em relação a localização a sua finalidade é exclusiva para o sistema de
controle de produção exigido em contrato por empresas parceiras do grupo, seu uso será
limitado a essa funcionalidade.
Todos os novos dados solicitados serão informados diretamente ao usuário, ocasião
em que o usuário pode negar seu fornecimento. Ao negar o uso dos seus dados pessoais, isso
pode afetar a funcionalidade ou disponibilidade de certos recursos do aplicativo, eis que alguns
documentos são indispensáveis para a execução dos serviços, casos em que serão devidamente
informados pela plataforma.
5. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS
Geralmente não compartilharemos com outras organizações os dados dos usuários
de nossa Plataforma.
Contudo, algumas plataformas terceirizadas que oferecem serviços a profissionais
de saúde, podem utilizar os dados de cadastro informados por você à nossa plataforma se você
realizar a contratação dos seus serviços. Sempre que for solicitado o compartilhamento de
dados por estas Plataformas, vocês será consultado e poderá consentir ou não com este
aproveitamento cadastral.
Os dados de nossos clientes, sócios, médicos e colaboradores, poderão ser
compartilhados com os operadores de dados que realizarem tratamento de dados em nosso
nome. Todos eles foram verificados e contam com a salvaguarda necessária para guarda dos
dados pessoais.
6. ARMAZENAMENTO DOS DADOS
Os dados dos usuários do app GDOC ficam armazenados em banco de dados na
nuvem que conta com as mais modernas tecnologias de segurança da informação. O ambiente
de armazenamento de dados possui acesso restrito àqueles que necessitam acessá-lo e localizase em local diverso do ambiente de desenvolvimento e manutenção da Plataforma.
7. PRAZO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS
Nossa organização armazena os dados pessoais de seus usuários pelo tempo
necessário para a execução de seus contratos e, posteriormente, pelo tempo estabelecido em
lei com relação a eventuais reclamações de prestação de contas ou danos.
Contudo, é preciso esclarecer que, caso você queira descadastrar-se da base de
dados deverá solicitar. Oferecemos o nosso canal de suporte para que, caso deseje, isso possa
ser feito
8. COOKIES EM NOSSO SITE
O GDOC utiliza cookies para melhorar a experiência durante a navegação em nosso
site.
Para melhor te esclarecer, cookie é um pequeno bloco de informação, composto
essencialmente de letras e números, enviado ao computador do usuário ao acessar uma página
na internet, ficando armazenado em softwares do computador, como o navegador, por exemplo.
Essa informação que é enviada ao computador do usuário serve para possibilitar o
funcionamento do site, pois o servidor passará a se lembrar daquele computador, viabilizando a
melhora no uso do site, como carregamento mais rápido e opções pré-definidas pelo usuário.
Em nosso aplicativo utilizamos as seguintes categorias de cookies:
a. Essenciais: Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança,
verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados.
b. Marketing: Esses cookies são usados para rastrear a eficácia da publicidade, fornecer
um serviço mais relevante e anúncios melhores para atender aos seus interesses.
c. Funcionais: Esses cookies coletam dados para lembrar as escolhas que os usuários
fazem e para melhorar e proporcionar uma experiência mais personalizada.
d. Analíticos: Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com
nosso site, descobrir erros e fornecer uma melhor análise geral.
Apenas os cookies essenciais ficam ativos por padrão, enquanto os demais ficam
inativos, e apenas são ativados quando o usuário clica em aceitar. No caso de o usuário optar
por recusar tudo, todos os demais, ressalvado o essencial para o funcionamento do aplicativo,
fica inativo. Apenas o nome e o id de cadastro ficam ativos.
Você pode gerenciar suas preferências de cookies no aplicativo, optando por
aceitar ou recusar determinados tipos de cookies. Ao aceitar nossos cookies, você está
consentindo com a coleta e uso das informações conforme descrito na nossa política de cookies.
Ao retornar ao nosso site, será exibido novamente o aviso de cookies, bastando
recusar tudo.
9. DIREITOS DOS TITULARES
São direitos dos titulares:
a. Confirmação se estamos realizando algum tratamento de dado pessoal seu;
b. Ter acesso a esses dados tratados;
c. Solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
d. Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos,
que estejam em desconformidade com a lei;
e. Solicitar a revogação do consentimento e a eliminação dos dados pessoais relacionados,
ressalvados as hipóteses do artigo 16, da LGPD;
f. Solicitar informação sobre o compartilhamento de dados, tanto com entidades privadas,
quanto públicas;
Você tem o direito de revogar o consentimento a qualquer momento. Ao revogar o
consentimento para o uso dos seus dados pessoais, isso pode afetar a funcionalidade ou
disponibilidade de certos recursos do aplicativo.
10. EXERCENDO OS SEUS DIREITOS
Os titulares podem exercer os seus direitos através do contato com o nosso
Encarregado de Dados, Matheus Barnes da Silveira, que poderá ser contatado através do e-mail
dpo@grupodoc.med.br ou pelo telefone/WhatsApp (51) 989493462.
Mais informações podem ser encontradas através do site do grupo DOC S.A.