Janeiro é popularmente conhecido como o “mês do recomeço”. Por ser o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, renovação de ações e de objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Por isso, este foi o mês escolhido para o movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental. Denominado como “janeiro branco”, o mês é marcado pela campanha de conscientização que faz um alerta para os cuidados com a saúde mental, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão e ansiedade.

Apoiando esta iniciativa, na última segunda-feira (30), o Grupo DOC realizou um Workshop para abordar o tema e reforçar que está ao lado de todos os colaboradores em prol do autocuidado. Ministrado pela psicóloga Lise Sassi, Coordenadora de RH do Grupo, o evento possibilitou que os colaboradores pudessem exercitar técnicas emocionais que auxiliam na redução do estresse e ansiedade.

O Grupo pretende estender as ações em prol da saúde mental durante o ano inteiro, inclusive com iniciativas voltadas para os médicos.

No que se refere à saúde mental, pela natureza do trabalho, os profissionais da saúde acabam se tornando mais propensos ao desgaste emocional. Uma pesquisa* recente mostrou que um em cada seis profissionais de saúde no Brasil apresentam sinais de burnout. Essa proporção tende a ter aumentado durante e após a pandemia do novo coronavírus.

Os projetos em saúde mental idealizados pelo Grupo DOC voltados para os médicos ainda estão em fase de desenvolvimento, com início previsto para o segundo trimestre de 2023.

*Pesquisa realizada pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino