O Grupo DOC participou neste domingo (19) de uma simulação de incêndio no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O objetivo do treinamento foi avaliar a capacidade de resposta da Capital a uma catástrofe. Este foi o terceiro simulado realizado pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) Capital gaúcha. A primeira edição ocorreu em 2016 e, a segunda, em 2018.

Na atividade, foi simulado um incêndio que afetou uma das estruturas da unidade de saúde. Dezenas de vítimas foram socorridas a outras hospitais de Porto Alegre: Santa Casa, Mãe de Deus, São Lucas da PUCRS, Clínicas, Ernesto Dornelles, Divina Providência, Independência, Cristo Redentor, além do próprio Moinhos.

O exercício contou com a participação da médica intensivista pediátrica, Dr. Ciana Indicatti, e o médico emergencista Dr. Felipe Gonçalves. Ambos fazem parte da chefia médica do Grupo DOC.

Para o médico Felipe, situações como essa são importantes para aprimorar o atendimento nesses casos. “Em situações de catástrofe, as equipes precisam agir assertivamente. A simulação constante é a única forma de garantir que esses profissionais estejam preparados para momentos como esse e possam salvar o maior número de vidas possível”, afirmou.

A atividade contou com a participação do SAMU de Porto Alegre, EPTC, Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias, Defesa Civil, Brigada Militar, estudantes universitários e oito hospitais da Capital.