Em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre/RS, em parceria com o Gabinete de Inovação, lançou o Projeto Telessaúde POA, com chamamento público para teste piloto de soluções inovadoras em telemedicina para atendimento de usuários do SUS.

O Projeto atraiu 28 empresas provedoras de soluções tecnológicas. Destas, 8 empresas avançaram para a etapa de teste piloto. Os testes iniciaram em janeiro de 2023 e, após 90 dias de operacionalização, o Grupo DOC foi uma das quatro empresas que receberam a certificação de qualidade nos testes.

Nestes três meses de testes, foram mais de 600 atendimentos. À distância, os médicos solucionaram 85,8% dos atendimentos via consulta virtual e 14,5% foram encaminhados para atendimento presencial em Unidades de Pronto Atendimento.

Quanto a pesquisa de satisfação com usuários da plataforma, foram avaliados os seguintes pontos: facilidade de utilização da ferramenta de telemedicina, agilidade do atendimento, cordialidade e atenção durante o atendimento, segurança transmitida e avaliação geral da experiência em telemedicina. Os usuários demonstraram alto índice de satisfação com a experiência na plataforma do Grupo DOC, avaliando-a com a nota máxima.

Para o Dr. Marcelo Cardozo, cirurgião bariátrico e vice-presidente do Grupo DOC, a iniciativa trouxe insights importantes para os próximos passos do projeto. “O feedback positivo dos usuários quanto a experiência na nossa plataforma engrandece ainda mais esta conquista e reforça nosso compromisso com a qualidade em todos os serviços prestados”.